terça-feira, 28 de abril de 2015

Ecodata finaliza mais um curso, desta vez, resultando em uma agroindústria do mel

Com a capacitação do projeto "Rota da Sociobiodiversidade do Cerrado", o assentamento localizado em São João D'Aliança decidiu estruturar uma agroindústria do mel

Alunos da capacitação com os representantes da prefeitura, Sudeco e Ecodata

Encerramento do curso
O P.A Santa Maria existe há 16 anos, e localiza-se a 37 quilômetros do município de João da Aliança, na rodovia GO 116, antiga Fazenda Porção e União, às margens de duas represas no Vale do Rio Paranã. Lá, 169 famílias estão assentadas, ocupando uma área de 5.725 hectares, e é cercado pela Serra Geral do Paranã, com uma área de 1200 hectares de reserva legal e APP.
Mel extraído pelos apicultores do P.A Santa Maria, subprodu-
tos do mel e doces produzidos pelos moradores
Durante o curso, os alunos e o instrutor da Ecodata, Odécio Rossafa, desenvolveram um projeto para a criação de uma agroindústria do mel como a alternativa econômica de produção agroextrativista, beneficiamento de produtos e comercialização dos mesmos. A produção extrativista de mel natural e seus subprodutos – além da produção artesanal de doces, pães, geleias com frutos do cerrado e a comercialização dos artesanatos locais – trará uma dinâmica de mercado diferenciada no assentamento. O assentamento terá então grandes oportunidades de trabalho para as famílias que lá se encontram. Ainda há um potencial de ecoturismo enorme, pois localiza-se na entrada para a Chapada dos Veadeiros, destaque turístico da região. Contudo, ainda carece de condições básicas: falta água, transporte, as estradas de acesso não são boas, o que dificulta o escoamento dos produtos para os mercados fora do assentamento.


Luiz, apicultor do P.A, e uma das casinhas de abelha que ele
mesmo confecciona
Com o projeto, que foi denominado "Cerrado no P.A Santa Maria: um passo à frente", visa-se melhorar as condições de vida dessas famílias. O PA Santa Maria - através da Cooperativa Frutos do Cerrado (Cooperfrutos) - que também está presente em vários municípios vizinhos, produziu e comercializou hortifrutigranjeiros, gerando renda para inúmeras e abastecendo a merenda escolar do município de São João da Aliança. No ano de 2014 cooperados do assentamento comercializaram cerca de R$ 12.000,00. Isso mostra que o projeto tem boa perspectiva econômica e que a comercialização pode ser ampliada, buscando viabilidade para produtos como mel e outros advindos dos frutos do cerrado. Já na Associação dos Apicultores do
Abelhas da produção do apicultor Luiz
Vale do Paranã (AVP), com 43 associados e cerca de 23 apicultores e média de 100 colmeias produtivas, tem uma produção anual estimada de 4000 kg. Além desse grupo, há no assentamento 70 pessoas com formação técnica e capacitação produtiva operacional. Também foi observada a necessidade de organizar a gestão do processo produtivo dos outros 169 assentados, através de uma associação, em parceria com a AVP, que já tem expertise. O local para manejo e comercialização será o Galpão do Cerrado, que deverá ser ampliado. Este também será o ponto de escoamento de todos os outros produtos que o assentamento produzir.

O encerramento contou com a presença de Atos Antônio Ferronato, prefeito do município de São João D'Aliança, o procurador  da prefeitura, Jânio Paixão Lopes, o secretário de Agricultura, Ervino Otto Dieter e, representando a Sudeco, a analista do órgão, Luciana Caixeta. Durante a apresentação do projeto final, cada um dos participantes do curso puderam fazer suas observações pessoais quanto ao que aprenderam e como acham que o projeto irá afetar na vida dos assentados.

O prefeito do município de S.João D'Aliança, Atos Antônio
Ferronato, entregando o certificado da Ecodata
Segundo o prefeito Atos, o assentamento tem tudo que é necessário para crescer. "Queremos um movimento de comercializar os produtos que vocês produzem nos mercados fora do assentamento. Nosso pessoal precisa de uma sobrevivência. E a comercialização desses produtos vai proporcionar isso. E com vocês aqui capacitando, já é de grande ajuda. Estamos estruturando a estrada que chega aqui. Vamos ter melhorias."

Vânia Torres, presidente da associação e moradora do P.A
Para Vânia Torres do Santos, presidente da associação, moradora e educadora no P.A Santa Maria, o curso foi muito proveitoso, pois todos tiveram a oportunidade não só de adquirir como trocar conhecimento com outros moradores: "O curso foi excelente. Detalhamos o potencial que temos aqui. Temos todo o potencial do mel, dos frutos do Cerrado, mas temos também uma área que pode receber o turista. Só que precisamos estruturar. Só o potencial não faz nada. Precisamos deixar tudo pronto para receber. Além disso, temos aqui no assentamento pessoas que têm cursos de padeiro, confeiteiro, temos pessoas especializadas em fazer pães, doces, artesanatos também. Temos tudo que é necessário para ter uma condição social e econômica melhor. Só falta a estrutura."

Nenhum comentário:

Participe

Este espaço é um fórum de discussão para a construção participativa de uma Metodologia para Capacitação de Agroextrativistas do Cerrado. É um Projeto desenvolvido pela Ecodata, em convênio com o PNQ/FAT/Ministério do Trabalho e Emprego desde dezembro de 2006. Atualmente, o projeto mantém convênio com o Ministério da Integração/SUDECO.

Participe! Leia e comente as notícias.