quarta-feira, 15 de abril de 2015

Ecodata finaliza mais um curso do projeto "Rota da Sociobiodiversidade do Cerrado"

Alunos da capacitação aplicada no P.A Fazenda
Fartura, em Formosa - GO, exibindo os certificados do curso

Semana passada encerramos mais um ciclo do projeto "Rota da Sociobiodiversidade do Cerrado". Desta vez, a Ecodata esteve presente nos municípios de Formosa, no P.A Fazenda Fartura, e em Planaltina de Goiás, no distrito de São Gabriel, com pequenos produtores e assentamentos da região.


Alunos e o agente da Ecodata, Fábio Marques
No P.A Fartura, os alunos e o agente da Ecodata, Fábio Marques finalizaram os dias de imersão com uma revisão dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, como estruturas de cooperativa, administração, fluxo de caixa e conhecimentos básicos sobre exigências legais para poderem comercializar os produtos obtidos com os frutos do Cerrado. Muitos deles já haviam escutado sobre agroextrativismo, mas não tinham ciência de todo o potencial, mas ainda assim desperdiçavam Baru e várias frutas por não sabe o que fazer. O resultado entre a interação dos alunos e o agente da Ecodata foi um projeto de despolpadeira de frutos do Cerrado, que consiste na criação de uma fábrica de polpas. Inicialmente, o projeto beneficiará 150 famílias da agricultura familiar em três assentamentos na Fazenda Fartura: AAFAF – Associação dos Agricultores Familiares da Fartura; APRAF – Associação dos Produtores Rurais do Assentamento Fartura; e APROCAN - Associação dos Agricultores Rurais do Campo Novo.

Michele Guimarães e José Raimundo, da Zootec,
no encerramento do curso
A capacitação teve a Zootec presente, que através da Michele Guimarães e do José Raimundo - coordenadora e técnico da entidade, respectivamente – deu todo o suporte necessário para que o curso pudesse ser aplicado.

No encerramento, estava presente também Luciana Caixeta, analista da SUDECO - Superintendência de
Desenvolvimento do Centro-Oeste,
Luciana Caixeta, entregando os certificados
para os alunos
que é o órgão parceiro que viabilizou que o projeto "Rota da Sociobiodiversidade do Cerrado" acontecesse. 

Josiel Campos, da Fundação Banco do Brasil. Ele não estava representando a entidade, mas sim por aquela região ser o lugar onde ele
O agente da Ecodata, Fábio Marques, o coordena-
dor do projeto, Carlos Bomtempo e Josiel
Campos, da Fundação Banco do Brasil
mora. Segundo ele, aquele foi um momento de muita alegria, pois conhecia boa parte dos assentados, desde quando eles ainda estavam debaixo da lona. E depois, acompanhou o P.A Fortuna desde antes de ser um P.A. E estar presente para ver pessoas das quais ele acompanha a trajetória há mais de 10 anos é muito especial. E finalizou explicando que é um imenso prazer ver que existe diálogo com os parceiros, pois o governo tem uma demanda enorme de projetos a serem analisados, mas que por falta de organização dos próprios documentos dos projetos, muitos nem são lidos: “À todo momento, chegam inúmeros projetos para serem analisados. Logo, um módulo de preparação e elaboração para que os projetos sejam executados é importantíssimo. Vocês estão de parabéns por este módulo. É a experiência de andar pelo Brasil afora, em parceria com vários órgãos, que proporcionam isso. É perceber que existem muitas ideias boas, mas que precisavam de instrução para serem traduzidas em documentos, pois a falta de organização destes faz com que muitos projetos não sejam lidos além da primeira página. Faltava isso, que as pessoas, os agricultores, pequenos produtores entendessem o que é fazer um bom projeto. Então para mim, o módulo V – sem desmerecer os outros quatro módulos – é o mais importante, pois é esse módulo que vai proporcionar, captar recursos para investir nas ideias que vocês têm. Para mim, que trabalha numa entidade que lida com projetos de diversos setores e tipos, posso afirmar que faltava isso: capacitar para que os projetos tenham conteúdo. Então, vocês que estão encerrando esse módulo aqui hoje estão de parabéns, podem contar comigo", disse Josiel.


Sizelmo, Jucélia e Maria, apresentando o projeto
para os presentes
Sizelmo Vieira, morador do P.A Fortuna disse que o curso foi muito instrutivo e eficiente: “Eu aprendi coisas que nem pensava em aprender. Tudo foi muito bem explicado. E para o futuro, espero que a gente aproveite bem o que aprendemos, que seja montada a indústria de acordo com o que foi feito aqui nesses dias, que seja produtivo, que proporcione uma vida melhor, aproveitando a biodiversidade do Cerrado, as frutas”, afirmou.

Nenhum comentário:

Participe

Este espaço é um fórum de discussão para a construção participativa de uma Metodologia para Capacitação de Agroextrativistas do Cerrado. É um Projeto desenvolvido pela Ecodata, em convênio com o PNQ/FAT/Ministério do Trabalho e Emprego desde dezembro de 2006. Atualmente, o projeto mantém convênio com o Ministério da Integração/SUDECO.

Participe! Leia e comente as notícias.