sexta-feira, 24 de abril de 2015

Ecodata promoveu o 6º curso do projeto "Rota da Sociobiodiversidade do Cerrado"

Água Fria de Goiás recebeu a Ecodata para a capacitação do projeto




Alunos e agente da Ecodata na finalização do curso


Sacolinhas com sementes de Ipê, que os alunos
prepararam para distribuir no encerramento

O prefeito de Água Fria assiste o encerramento
do curso, apresentado pelos alunos

Na semana passada, a Ecodata finalizou mais um curso do projeto "Rota da Sociobiodiversidade do Cerrado", no município de Água Fria de Goiás. A cidade fica a aproximadamente 140 km do Distrito Federal, e faz fronteira com os municípios de Formosa, Mimoso, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Niquelândia e São João D’Aliança.

No encerramento - que contou com a presença de João de Deus Silva Carvalho, prefeito do município - foi apresentado o projeto criado pelos alunos em conjunto com o agente da Ecodata, Fábio Marques. 

Mário, apresentando o projeto criado
Mário, aluno da capacitação, disse que o projeto motivou a todos quanto a profissionalização, e que ele vai diminuir o êxodo rural e fortalecer o município: “O projeto vai melhorar a condição social da nossa comunidade. Serão 11 empregos diretos e pelo menos 200 famílias terão empregos indiretos com a criação da fábrica. Assim, os frutos do Cerrado, que atualmente têm sido desperdiçados por aí, vão proporcionar nossa fábrica a funcionar.”

Apostila do módulo V, de elaboração de projetos
O público alvo para comercialização desses produtos será: a indústria da Araguaia Mineração, as sete escolas municipais e as duas estaduais da região, a prefeitura municipal, as grandes fazendas da região e o comércio local. Assim, a comunidade se desenvolverá de forma sustentável, e com possibilidade de escoamento de produtos também na RIDE - Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno, próxima a capital do país.

O foco é gerar emprego e renda, inclusão social dos beneficiários, inserção dos frutos na cesta alimentar da comunidade e a preservação deste bioma, que está em processo constante de devastação no município de Água Fria de Goiás. O projeto beneficiará aproximadamente 200 famílias com empregos diretos e indiretos, estes de outros setores da sociedade, como comerciantes, pequenos agricultores e a comunidade em geral, promovendo o cooperativismo e associativismo. 


Jucélia Mendes, aluna do curso recebendo o
certificado do curso do agente da Ecodata,
Fábio Marques e do coordenador geral do
projeto, Carlos Bomtempo




Nenhum comentário:

Participe

Este espaço é um fórum de discussão para a construção participativa de uma Metodologia para Capacitação de Agroextrativistas do Cerrado. É um Projeto desenvolvido pela Ecodata, em convênio com o PNQ/FAT/Ministério do Trabalho e Emprego desde dezembro de 2006. Atualmente, o projeto mantém convênio com o Ministério da Integração/SUDECO.

Participe! Leia e comente as notícias.