terça-feira, 23 de junho de 2015

Centro de Beneficiamento dos Frutos do Cerrado visa melhoria de renda e qualidade de vida para comunidade de Uruaçu

Projeto criado pelos produtores rurais de Uruaçu, através do curso realizado pela Ecodata, tem como base a sustentabilidade ambiental por meio de práticas agroextrativistas





No dia 12 de junho a Ecodata concluiu o 12º curso do Projeto "Rotas da Sociobiodiversidade do Cerrado", no município do Uruaçu - GO. O curso, que teve duração de cinco dias, foi realizado no Auditório Paulo Ribeiro Sobrinho, na sede do Sindicato Rural de Uruaçu.

O encerramento contou com a presença do Presidente da Ecodata Donizete Tokarski, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Thiago Meireles, o Vice-Prefeito, Francisco Gomes Neto, o Presidente do Sindicato Rural de Uruaçu, Weder Ribeiro, a Secretária Municipal do Desenvolvimento Social, Ana Maria de Araújo, e o Presidente da Cooperpesca, Paulo Liss.

O município de Uruaçu, localizado a 270 km de Brasília, tem no turismo sua principal atividade econômica por ter vários atrativos como cachoeiras e o Lago Serra da Mesa, muito procurado por quem gosta de pescar. Pensando no grande potencial a ser explorado em razão do turismo, os alunos do curso decidiram criar um Centro de Beneficiamento de Frutos do Cerrado.

O projeto consiste na implantação de uma cozinha industrial e um centro de comercialização de produtos locais advindos do Cerrado para beneficiar a produção agroextrativista já existente, viabilizando oportunidades de negócios com diversas instituições interessadas na produção.

Donizete Tokarski na entrega de certificado do curso.

A estrutura industrial será voltada para produção e armazenagem de polpas de frutas, doces e geleias produzidas com matérias primas típicas do cerrado, além de produtos derivados dos peixes criados na região como bolinhos, filés e iscas, viabilizados pela parceria do projeto com a COOPERPESCA - Cooperativa dos Pescadores da Região, que está em franca ascensão.

Com a implantação do projeto muitas pessoas da comunidade terão melhores condições de vida com sustentabilidade, oportunidades de trabalho e renda preservando o meio ambiente, estimulando a produção e o cultivo de frutos do cerrado.


O projeto também prevê um espaço que possibilite a exposição e comercialização dos produtos e demais itens criados pela comunidade, como o artesanato, que tem grande apreciação nacional. 

Nenhum comentário:

Participe

Este espaço é um fórum de discussão para a construção participativa de uma Metodologia para Capacitação de Agroextrativistas do Cerrado. É um Projeto desenvolvido pela Ecodata, em convênio com o PNQ/FAT/Ministério do Trabalho e Emprego desde dezembro de 2006. Atualmente, o projeto mantém convênio com o Ministério da Integração/SUDECO.

Participe! Leia e comente as notícias.