terça-feira, 23 de junho de 2015

Alunos do Assentamento José Martí, em Niquelândia, concluem o 11º curso do Projeto “Rota da Sociobiodiversidade do Cerrado”

Projeto criado visa melhoria de renda e qualidade de vida através da utilização de práticas agroextrativistas




Donizete Tokarski, Geane Cristina (Secretária de Meio Ambiente), e o prefeito de Niquelândia, Luiz Teixeira Chaves, na entrega de certificados do curso.


No dia 15 de maio, no município de Niquelândia, aconteceu o encerramento de mais um curso do Projeto “Rota da Biodiversidade do Cerrado”, que está sendo executado através do convênio entre a Ecodata e SUDECO/Ministério da Integração Nacional.

Niquelândia, um dos mais antigos municípios do estado de Goiás
, foi a 11ª cidade a concluir o curso do Projeto “Rota da Biodiversidade do Cerrado” que foi realizado no Assentamento José Martí. Ao total serão 15 municípios goianos beneficiados pelo Projeto.

Os alunos, com orientação do instrutor da Ecodata, Odécio Rossafa, desenvolveram o projeto “Cerrado como nova dimensão”, que consiste na criação de uma escola técnica agroecológica, de um viveiro de mudas de frutos do cerrado e plantas medicinais, e da agroindústria do Cerrado.

O objetivo da Escola Agroecológica é a capacitação dos filhos dos assentados dos dez projetos de assentamentos e dos agricultores familiares, propondo organizar e administrar a produção e comercialização de produtos agroextrativistas. O Viveiro visa a produção de 100 mil mudas frutíferas e plantas medicinais do Cerrado por ano, e a Agroindústria do Cerrado a produção de polpas, geléias e compotas.

O projeto beneficiará diretamente 45 famílias assentadas no P.A.JOSÉ MARTÍ, 440 famílias de nove assentamentos existentes no município, além dos pequenos produtores familiares e, indiretamente, seis mil pessoas dos programas de segurança alimentar do Governo Federal PAA-CONAB e PNAE-MEC, residentes em Niquelândia.


Cerimônia de encerramento do curso.


Com a aplicação do projeto os agricultores esperam aumentar suas rendas familiares e melhorar a qualidade de vida através de práticas agroextrativistas, preservando o meio ambiente.

Os alunos deram depoimentos e elogiaram a didática usada pelo instrutor da Ecodata, Odécio Rossafa. Sr. Francisco dos Santos, aluno do curso, falou sobre a importância do projeto para ele: “O Cerrado possui vários frutos que precisam ser aproveitados. Esse projeto é importante porque ajuda quem vive no campo a se manter no campo, tirando proveito do que ele oferece e do que a gente pode plantar nele”.

Além de Donizete Tokarski, Presidente da Ecodata, estiveram presentes no evento o Prefeito Luiz Teixeira, a Secretária de Meio Ambiente, Geane Cristina, o Secretário de Agricultura, Eduardo Salgado, o Secretário da Defesa Civil, Francisco de Assis, a Secretária da Ação Social, Gláucia Guimarães, o Presidente da Associação do P.A. José Martí, Abdias da Cruz, e Mazole Sales da EMATER .


Tokarski pediu o apoio do Prefeito para viabilizar a proposta desenvolvida durante o curso.

Nenhum comentário:

Participe

Este espaço é um fórum de discussão para a construção participativa de uma Metodologia para Capacitação de Agroextrativistas do Cerrado. É um Projeto desenvolvido pela Ecodata, em convênio com o PNQ/FAT/Ministério do Trabalho e Emprego desde dezembro de 2006. Atualmente, o projeto mantém convênio com o Ministério da Integração/SUDECO.

Participe! Leia e comente as notícias.