sexta-feira, 26 de junho de 2015

Ecodata conclui, em Flores de Goiás, o último curso do módulo V do projeto “Rota da Sociobiodiversadade do Cerrado”

Projeto, criado por produtores rurais do Assentamento Canaã, objetiva a criação de agroindústria para produção de polpas, doces e geleias de frutos típicos do Cerrado



Momento do encerramento do curso após a entrega dos certificados.



No dia último dia 19 de junho a Ecodata, finalizou o último curso do Módulo V do Projeto Rotas da Sociobiodiversidade do Cerrado, no município de Flores de Goiás. Estiveram presentes no encerramento o Presidente do Conselho Diretor da Ecodata, Donizete Tokarski, o Presidente da Ecodata, Júlio Ramirez, o representante da Sudeco, Carlos Henrique de Araújo Filho, o Secretário de Agricultura, Uriel Nojosa Lopes, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores de Goiás, Silvino do Carmo, o Presidente da Associação Novo Progresso, Elmar Silva, além da Jornalista da EBC, Rejane Lima Verde.


Doces, geleias e castanhas de baru que são comercializados pelos agricultores.



Viabilizado pelo convênio firmado em 2012, entre a ECODATA e o Ministério da Integração, o projeto Rotas da Sociobiodiversidade do Cerrado foi desenvolvido com o objetivo de fortalecer a cadeia de produtos do cerrado, promovendo acesso às linhas de crédito e ao fomento, e a articulação dos agroextrativistas, para inserção desses produtos no mercado.

O objetivo do módulo V foi a capacitação das noções básicas para elaboração de projetos no âmbito do agroextrativismo, tendo como metodologia a capacitação integrada à experiência prática, o que proporcionou aos alunos oportunidade de elaborar, com a supervisão dos instrutores da Ecodata, os projetos idealizados.

O instrutor da Ecodata, Fábio Marques, fazendo o discurso de encerramento do curso.


O projeto elaborado pelos agricultores do Projeto de Assentamento Canaã objetiva a criação de uma agroindústria para produção de polpas, doces e geleias. Essa fábrica será instalada no P.A. Canaã, que fica no município de Flores de Goiás-GO, a aproximadamente 280 km de Brasília.

Com a agroindústria será possível fabricar produtos que atendam as exigências legais de estocagem, produção e higiene, tornando viável a comercialização para as instituições locais como prefeitura, escolas e comércio. Gerando renda para as pessoas e criando oportunidades de trabalho dentro do assentamento.

Júlio Ramirez, Presidente da Ecodata, e Donizete Tokarski, Presidente do Conselho Diretor da Ecodata, na entrega de certificados.



Inicialmente o projeto beneficiará diretamente 125 famílias presentes no assentamento P.A. Canaã. Com a conscientização das pessoas envolvidas e tornando os frutos do cerrado fonte de renda, naturalmente haverá um estimulo para o cultivo dessas plantas e sua preservação, contribuindo para a sustentabilidade ambiental da região e do cerrado nativo, e a diminuição do êxodo rural.


Ao final, os alunos fizeram uma avaliação do curso, onde o instrutor da Ecodata, Fábio Marques, recebeu muitos elogios e agradecimentos pela metodologia usada e pela maneira como conduziu o curso. A agricultora Diná encerrou o discurso emocionada: “O Fábio provocou na gente a obrigação de pensar, criar, planejar economicamente. O projeto foi elaborado graças ao apoio que recebemos, o curso foi excelente, atingiu o objetivo.”

Nenhum comentário:

Participe

Este espaço é um fórum de discussão para a construção participativa de uma Metodologia para Capacitação de Agroextrativistas do Cerrado. É um Projeto desenvolvido pela Ecodata, em convênio com o PNQ/FAT/Ministério do Trabalho e Emprego desde dezembro de 2006. Atualmente, o projeto mantém convênio com o Ministério da Integração/SUDECO.

Participe! Leia e comente as notícias.