Alunos do Projeto “Rota da Sociobiodiversidade do Cerrado” propuseram a criação de uma indústria de produtos agroextrativistas
Rogério Pacheco, Agente de Desenvolvimento da Ecodata, e Maurides Nascimento, Prefeito de Minaçu, com o projeto desenvolvido pelos produtores rurais do município.
Aconteceu no dia 19 de junho o encerramento do 14° curso do módulo V do Projeto “Rota da Sociobiodiversidade do Cerrado”, na Câmara de Vereadores de Minaçu. O evento foi conduzido pelo instrutor Odécio Rossafa e pelo Agente de Desenvolvimento da Ecodata, Rogério Pacheco.
A fim de encontrar alternativas econômicas, ambientais e melhoria nas condições sociais, os produtores rurais de Minaçu propuseram a criação de uma agroindústria como instrumento para organizar e comercializar a produção agroextrativista.
Rogério Pacheco representando o Presidente da Ecodata, Donizete Tokarski, no encerramento do curso.
O projeto objetiva a melhoria das condições de vida dos agricultores familiares e da população de Minaçu, de forma sustentável, adotando medidas para preservação do meio ambiente, ampliação do trabalho e renda, valorização e auto-estima com a melhoria e mudança da imagem dos assentados e dos agricultores familiares, além do reconhecimento de moradores da zona urbana.
O processamento dos produtos irá promover melhor aproveitamento da sazonalidade das frutas, graças à possibilidade de armazenamento. Além disso, o consumo desses produtos em substituição aos produtos industrializados trará benefícios para saúde dos consumidores.
Polpas de frutas do cerrado congeladas.
A agroindústria de extração de polpas de frutas do cerrado, também irá acompanhar os processos de reflorestamento, produção e comercialização dos produtos. O projeto beneficiará diretamente 1.200 famílias do município e indiretamente as famílias e agricultores familiares de municípios vizinhos, além de alunos da rede pública que se alimentarão dessa produção.
Estiveram presentes no evento de encerramento do curso, o Prefeito Municipal, Maurides Nascimento; a Presidente da Câmara de Vereadores, Maria Aparecida Elias Costa; o Secretário de Agricultura, Luciano Barros; a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Ana Lúcia Ferreira; o presidente da Cooperativa Mista Agropecuária dos Produtores Rurais de Minaçu – COOPRAÇU, Gerônimo Barros; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Minaçu, Celino Pereira Pinto; a Analista Ambiental da Tractebel, Simone Rodrigues; a Chefe de Programas Sociais e Sustentabilidade da SAMA Minerações, Cilene Bastos de Paula; além dos vereadores de Minaçu.
Foto oficial do encerramento do curso após a entrega dos certificados.
O prefeito, Maurides Rodrigues Nascimento, se prontificou em colaborar no que for preciso para a realização do projeto, e a Tractebel Energia Suez irá cooperar com a organização e administração da produção de mudas de frutíferas do Cerrado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário