quinta-feira, 25 de junho de 2015

Em busca de alternativas econômicas e melhoria do meio ambiente, produtores rurais de Minaçu criam o projeto “Caminho da Sustentabilidade do Cerrado”

Alunos do Projeto “Rota da Sociobiodiversidade do Cerrado” propuseram a criação de uma indústria de produtos agroextrativistas





Rogério Pacheco, Agente de Desenvolvimento da Ecodata, e Maurides Nascimento, Prefeito de Minaçu, com o projeto desenvolvido pelos produtores rurais do município.



Aconteceu no dia 19 de junho o encerramento do 14° curso do módulo V do Projeto “Rota da Sociobiodiversidade do Cerrado”, na Câmara de Vereadores de Minaçu. O evento foi conduzido pelo instrutor Odécio Rossafa e pelo Agente de Desenvolvimento da Ecodata, Rogério Pacheco.

A fim de encontrar alternativas econômicas, ambientais e melhoria nas condições sociais, os produtores rurais de Minaçu propuseram a criação de uma agroindústria como instrumento para organizar e comercializar a produção agroextrativista.


Rogério Pacheco representando o Presidente da Ecodata, Donizete Tokarski, no encerramento do curso.


O projeto objetiva a melhoria das condições de vida dos agricultores familiares e da população de Minaçu, de forma sustentável, adotando medidas para preservação do meio ambiente, ampliação do trabalho e renda, valorização e auto-estima com a melhoria e mudança da imagem dos assentados e dos agricultores familiares, além do reconhecimento de moradores da zona urbana.

O processamento dos produtos irá promover melhor aproveitamento da sazonalidade das frutas, graças à possibilidade de armazenamento. Além disso, o consumo desses produtos em substituição aos produtos industrializados trará benefícios para saúde dos consumidores. 


Polpas de frutas do cerrado congeladas.


A agroindústria de extração de polpas de frutas do cerrado, também irá acompanhar os processos de reflorestamento, produção e comercialização dos produtos. O projeto beneficiará diretamente 1.200 famílias do município e indiretamente as famílias e agricultores familiares de municípios vizinhos, além de alunos da rede pública que se alimentarão dessa produção.

Estiveram presentes no evento de encerramento do curso, o Prefeito Municipal, Maurides Nascimento; a Presidente da Câmara de Vereadores, Maria Aparecida Elias Costa; o Secretário de Agricultura, Luciano Barros; a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Ana Lúcia Ferreira; o presidente da Cooperativa Mista Agropecuária dos Produtores Rurais de Minaçu – COOPRAÇU, Gerônimo Barros; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Minaçu, Celino Pereira Pinto; a Analista Ambiental da Tractebel, Simone Rodrigues; a Chefe de Programas Sociais e Sustentabilidade da SAMA Minerações, Cilene Bastos de Paula; além dos vereadores de Minaçu.


Foto oficial do encerramento do curso após a entrega dos certificados.


O prefeito, Maurides Rodrigues Nascimento, se prontificou em colaborar no que for preciso para a realização do projeto, e a Tractebel Energia Suez irá cooperar com a organização e administração da produção de mudas de frutíferas do Cerrado.

Nenhum comentário:

Participe

Este espaço é um fórum de discussão para a construção participativa de uma Metodologia para Capacitação de Agroextrativistas do Cerrado. É um Projeto desenvolvido pela Ecodata, em convênio com o PNQ/FAT/Ministério do Trabalho e Emprego desde dezembro de 2006. Atualmente, o projeto mantém convênio com o Ministério da Integração/SUDECO.

Participe! Leia e comente as notícias.