Agente financeiro irá apoiar e incentivar o uso
sustentável do Cerrado
No dia 24/06 a Ecodata, representada pelo seu Presidente
do Conselho Diretor, Donizete Tokarski, e o engenheiro agrônomo, Odécio Rossafa,
se reuniu com o Presidente do BRB – Banco de Brasília, Vasco Gonçalves, o Diretor
de Governo e Produtos, Nilban de Melo Júnior, o Superintentende de Marketing, Carlos
James Abbehusen Neto, o Gerente de Publicidade e Propaganda, Eurismar Francisco
Lessa de Aguiar, o pesquisador Felipe Ribeiro (representando o Chefe Geral da
Embrapa Cerrados, José Roberto Rodrigues Peres), e o Coordenador de
Planejamento e Avaliação da Sudeco, Agnaldo Moraes.
Durante a reunião foram tratados os seguintes temas:
Adoção, pelo BRB, do Cerrado como tema principal de Campanha Publicitária e Marketing,
dando a conotação regional que esse importante bioma representa, proporcionando
uma leitura diferenciada sobre o uso e a conservação da rica
sociobiodiversidade desse bioma.
Além disso, solicitaram ao BRB o envolvimento
em eventos e campanhas sobre uso sustentável do Cerrado, como o Seminário
que acontecerá no dias 17 e 18 de setembro na Câmara dos Deputados, liderado
pela Frente Parlamentar Ambientalista, com a participação da Ecodata.
Outro assunto da pauta foi propor e se colocar à
disposição do BRB para subsidiar a criação de linhas de créditos especiais para
produção agroextrativista, industrialização de produtos do Cerrado e fomento na
utilização desses produtos na gastronomia.
Na oportunidade a Ecodata e a Sudeco aprensentaram
15 projetos desenvolvidos nos cursos do Projeto Rota da Sociobiodiversidade do
Cerrado, viabilizado pelo convênio firmado em
2012, entre a Ecodata e a Sudeco/Ministério da Integração. O projeto Rotas da
Sociobiodiversidade do Cerrado foi desenvolvido com o objetivo de fortalecer a
cadeia de produtos do cerrado, promovendo acesso às linhas de crédito e ao
fomento, e a articulação dos agroextrativistas para inserção desses produtos no
mercado.
Os diretores do BRB afirmaram que o Cerrado será o
tema principal da campanha do 50° aniversário do banco - que iniciará em setembro
de 2015 e irá até setembro de 2016 -, mesmo porque o BRB tem a característica
de trabalhar o desenvolvimento regional como bandeira, e o bioma Cerrado é o
que nos identifica enquanto região do Planalto Central.
Os dirigentes disseram ainda que o banco deseja,
apesar da contenção de gastos, apoiar os eventos que tratem da sustentabilidade
e das mudanças climáticas, envolvendo diretamente o Cerrado e a geração de
energias limpas.
Quanto à viabilização de crédito especial para
atividades ligadas ao agroextrativismo, a direção do banco realizará em breve uma
reunião com a Ecodata, Embrapa/Ministério da Agricultura e Sudeco/Ministério da
Integração, envolvendo a equipe de estruturação de operações em agronegócios
para aprofundar a possibilidade de viabilização de linhas de créditos especiais
para as demandas apresentadas. Além de convênio firmado com a Sudeco, a Ecodata
possui um termo de cooperação técnica com a Embrapa.
Donizete Tokarski,
presidente da Ecodata comentou a importância do apoio do BRB nesta causa: “Essa
consciência e apoio de um agente financeiro é muito importante, pois, além de
criar oportunidades, também está diretamente associado à nossa realidade
regional. O DF tem um grande envolvimento com o bioma Cerrado, e a
leitura que o BRB faz, contribui para que as possibilidades do mercado, tanto
para a agricultura familiar quanto para o campo empresarial, sejam ampliadas. O objetivo é chamar a atenção dos agentes públicos, tomadores de decisão e parlamentares para que o Cerrado possa ser preservado e valorizado”.
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