sexta-feira, 31 de julho de 2015

Ecodata e Sudeco/Ministério da Integração promovem reunião com os líderes da Rota da Sociobiodiversidade do Cerrado

Objetivo do encontro foi avaliar os 15 projetos e apresentar o 16°






No dia 28 de julho a Ecodata e a Sudeco/Ministério da Integração reuniram os líderes das 15 comunidades participantes do Projeto Rota da Sociobiodiversidade do Cerrado para fazer uma avaliação sobre o andamento dos projetos desenvolvidos durante os cursos. O projeto Rotas da Sociobiodiversidade do Cerrado foi viabilizado pelo convênio firmado em 2012, entre a Ecodata e a Sudeco/Ministério da Integração. Esse projeto foi desenvolvido com o objetivo de fortalecer a cadeia de produtos do cerrado, promovendo acesso às linhas de crédito e ao fomento, e a articulação dos agroextrativistas para inserção dos produtos no mercado.

Momento do discurso do conselheiro, e sócio fundador da Ecodata, Júlio Valente Júnior 


Estiveram presentes na reunião, o presidente do Conselho da Ecodata, Donizete Tokarski, o Presidente, Julio Ramirez, os conselheiros e sócios fundadores da Ecodata, Júlio Valente Júnior e Sebastião de Souza, o Coordenador Geral de Articulação, Planos e Projetos Especiais da Sudeco, Agnaldo Moraes, os analistas da Sudeco, Luciana Caixeta e Carlos Henrique de Araújo Filho, a representante do Diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Maria Duringer Lima, a consultora do Ministério Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e da FAO, Aline Martins, o prefeito do município de São João D'Aliança, Atos Antônio Ferronato, Secretários Municipais dos municípios goianos envolvidos, além de representantes das cooperativas e associações de cada um dos 15 municípios.



Os participantes fizeram uma boa avaliação dos cursos e dos projetos desenvolvidos. Florentina, do P.A. Fartura, de Formosa, se mostrou animada: “Queremos implantar o projeto, crescer, fazer uma empresa e de lá tirar todo o nosso sustento. Eu acompanho todos os cursos da Ecodata e são excelentes, esclarecem muita coisa de forma bem didática.”


Jucélia Mendes de Sousa - Presidente da Associação do Bonsucesso

Vários outros envolvidos deram seus depoimentos a respeito da avaliação que fizeram dos cursos e a expectativa em relação à concretização dos projetos:

“Minhas expectativas em relação ao projeto são as melhores possíveis, foi uma luz no túnel que apareceu para darmos continuidade ao trabalho que sonhamos. Esse projeto nos proporcionou trabalhar com as outras associações e com o município e a Ecodata foi quem provocou isso através do curso, que foi de fundamental importância, e para mim, uma experiência inovadora. Saímos todos mais esclarecidos, com a missão de gerar renda para os municípios e para a nossa comunidade, e conseguiremos, tenho absoluta certeza disso”, declarou Domingas Gouveia de Carvalho, Presidente da Associação da Comunidade do Quilombo de Uruaçu.


Domingas Carvalho - Presidente da Associação da Comunidade do Quilombo

Agnaldo Moraes (Sudeco), que vem acompanhando o trabalho da Ecodata na formação das comunidades para o agroextrativismo no cerrado, se disse satisfeito com o depoimento dado pelos participantes e com a evolução que ele pôde perceber nos alunos dos cursos. “O nosso melhor parâmetro não pode ser a gente mesmo, nosso melhor parâmetro tem que ser com o outro. Se o outro não está bem como eu posso me sentir bem? Eu me emocionei quando vi que vários alunos que participaram dos módulos anteriores hoje são secretários municipais. Isso pra mim é fantástico, mostra que o caminho foi bem trilhado! A Ecodata, mais do que capacitação técnica, promove uma formação cidadã”.


Agnaldo Moraes e Luciana Caixeta - Sudeco/Ministério da Integração

Donizete Tokarski também falou sobre a formação de uma consciência cidadã, com responsabilidade social, ao lembrar que Francisco de Assis, ex-carvoeiro, que, após participar de cursos da Ecodata, desenvolveu uma percepção ambiental que antes não tinha. “No dia em que selecionamos o Francisco pra trabalhar na Ecodata vieram várias pessoas alertar que ele era carvoeiro, para que nós não o contratássemos. Então pensamos, se ele entrou aqui carvoeiro vai mudar o pensamento e sair outra pessoa. E foi o que aconteceu, inclusive após essa educação ambiental ele chegou a ser Secretário Municipal de Meio Ambiente, ou seja, se nós não acreditássemos no Francisco ele seria carvoeiro até hoje”.

Francisco, que atualmente é Secretário Municipal da Defesa Civil de Niquelândia, ratificou as palavras de Donizete e complementou: “Deus não escolhe os preparados, mas capacita os escolhidos. Eu tinha 90 fornos de carvoaria, hoje não quero mais saber desse negócio, meu interesse agora é ajudar a conscientizar as pessoas sobre a importância de se preservar o meio ambiente”.

Odécio Rossafa, instrutor da Ecodata, explicando como será o 16° projeto da "Rota"

Após concluírem a avaliação, foi apresentado o 16° projeto da Rota da Sociobiodiversidade do Cerrado – o Cerrado Forte – que consiste em uma rede de negócios sustentáveis com foco no agroextrativismo do Cerrado goiano, que receberá apoio técnico da Ecodata aos 15 projetos em 2016. Todos os representantes das comunidades se mostraram interessados em participar.

O 16º projeto criará de um Conselho Gestor, formado por representantes de cada um dos municípios onde foram realizados os cursos, para que os empreendimentos tenham possibilidade de ter uma boa estrutura administrativa, contábil, e que haja condições de transparência dos processos.

Francisco de Assis Souza, ex carvoeiro e atual Secretário da Defesa Civil de Niquelândia

“Eu senti que este é um projeto elaborado com bastante seriedade, a Ecodata trabalha com seriedade, tem nome e credibilidade, e a nossa comunidade está sendo privilegiada desde já”, disse Vânia Torres dos Santos, da Associação P.A. Santa Maria, de São João d´Aliança.

O instrutor da Ecodata, Odécio Rossafa, também falou sobre a vontade de realizar o 16° projeto: “O que nos interessa agora é trabalhar com a formação, orientação e acompanhamento. Nós queremos estar juntos colaborando para o desenvolvimento e sucesso desses projetos”. 

Nenhum comentário:

Participe

Este espaço é um fórum de discussão para a construção participativa de uma Metodologia para Capacitação de Agroextrativistas do Cerrado. É um Projeto desenvolvido pela Ecodata, em convênio com o PNQ/FAT/Ministério do Trabalho e Emprego desde dezembro de 2006. Atualmente, o projeto mantém convênio com o Ministério da Integração/SUDECO.

Participe! Leia e comente as notícias.