quarta-feira, 17 de junho de 2015

Projeto "Rota da Biodiversidade do Cerrado" concluiu mais um curso pela Ecodata, dessa vez em Colinas do Sul

Produtores rurais do Assentamento Córrego do Bonito elaboraram o Projeto Cozinha do Cerrado



No dia 9 de maio de 2015 a Ecodata finalizou mais um curso do projeto "Rota da Sociobiodiversidade do Cerrado", apoiado pela Sudeco/Ministério a Integração Nacional, dessa vez no município de Colinas do Sul – GO. A cidade fica a aproximadamente 300 km de Brasília, localizada na Chapada dos Veadeiros.

O curso, aconteceu dos dias 4 a 9 de maio na Sede da ASCOB (Associação do Projeto de Assentamento Córrego do Bonito), e teve participação de 22 alunos da comunidade local, e a participação da Prefeitura e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Colinas do Sul.


Alam Cardeks, Secretário de Meio Ambiente e Turismo de Colinas do Sul, e Donizete Tokarski, Presidente da Ecodata, na entrega de certificados no encerramento do curso


Durante o curso os alunos, com a supervisão do instrutor da Ecodata, Odécio Rossafa, elaboraram o Projeto “Cozinha do Cerrado”, que tem como objetivo a melhoria da renda e qualidade de vida dos moradores da região através da sustentabilidade ambiental com a utilização de práticas agroextrativistas.
                                    
O encerramento contou com a presença do Presidente da Ecodata, Donizete Tokarski, do Vice-Presidente do Conselho Diretor da Ecodata, Sebastião de Souza, do Secretário Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Colinas do Sul, Alam Cardeks, do Vereador de Colinas do Sul, Roberto Tomaz Ferreira, e da presidente da Associação P.A. Córrego do Bonito, Carmem Lúcia de Oliveira.


Carmem Lúcia, Presidente da Associação P.A.Córrego do Bonito, falou sobre a importância de manter o projeto.


De acordo com Alam Cardeks, alguns alunos que participam de projetos da Ecodata já estão fabricando e vendendo itens feitos com frutos do Cerrado. “O objetivo é que todos se mantenham com o que produzem, inclusive temos a intenção de entregar esses produtos nos colégios e inseri-los na merenda escolar.”

                              Produtos feitos na Cozinha do Cerrado para o encerramento do curso.


Odécio Rossafa, instrutor da Ecodata, falou sobre as expectaivas do projeto: “A proposta é ter uma estrutura com produção de pães, geleias e doces,  e que possa também fazer licores e extrair óleos e outros produtos.”

                                         Licores produzidos na Cozinha do Cerrado.


Os alunos se mostraram empolgados com o aprendizado obtido no curso. Segundo Dona Zulmerina da Silva a vontade é se aperfeiçoar mais. “Pra mim o curso foi de grande importância, aprendi muita coisa boa e quero aprender mais. Se tiverem outros cursos com essa metodologia eu vou fazer.”

Donizete Tokarski, Presidente da Ecodata, e Sebastião de Souza, Vice-Presiente do Conselho Diretor da Ecodata, entregando o certificado do curso para a Sra. Zulmerina.


A presidente da Associação P.A. Córrego do Bonito, Carmem Lúcia, enxergando a necessidade da união e fixação das famílias no campo defendeu a importância do relacionamento do grupo para que o projeto possa ser mantido e ampliado. “Uma andorinha não faz verão, mas unidos a gente consegue avançar e manter o projeto. Precisamos de mais apoio de órgãos do governo para implementarmos esse projeto.” 

Nenhum comentário:

Participe

Este espaço é um fórum de discussão para a construção participativa de uma Metodologia para Capacitação de Agroextrativistas do Cerrado. É um Projeto desenvolvido pela Ecodata, em convênio com o PNQ/FAT/Ministério do Trabalho e Emprego desde dezembro de 2006. Atualmente, o projeto mantém convênio com o Ministério da Integração/SUDECO.

Participe! Leia e comente as notícias.