quinta-feira, 18 de junho de 2015

Alunos do “Rota da Sociobiodiversidade do Cerrado” apresentam o Projeto “Cozinha Mista – Comunidade Sertão” em Alto Paraíso

A implantação do projeto possibilitará a geração de renda para produtores e jovens da comunidade na Chapada dos Veadeiros




No dia 8 de maio de 2015 a Ecodata, em parceria com a Sudeco/Ministério da Integração Nacional, finalizou o 8° curso do Projeto Rota Sociobiodiversidade do Cerrado na cidade goiana de Alto Paraíso de Goiás, localizada na Chapada dos Veadeiros  APA do Pouso Alto, a 230 km de Brasília, e recebe turistas do mundo inteiro.

O curso teve duração de cinco dias e ocorreu na Escola da Comunidade do Sertão. Os alunos, com acompanhamento do instrutor da Ecodata, Fábio Marques, criaram o Projeto “Cozinha Mista – Comunidade Sertão” que irá beneficiar diretamente cerca de 80 famílias. A cozinha irá produzir produtos de panificação, bolos doces, confeitarias e polpas de frutas de espécies nativas.

                           Alguns produtos que a Cozinha Mista irá produzir e comercializar.


Além de gerar renda para os produtores, o projeto também cria consciência ambiental na comunidade, que passa a entender a importância de se preservar e cultivar espécies nativas do Cerrado para o desenvolvimento sustentável da região.

No encerramento estiveram presentes, o Presidente da Ecodata, Donizete Tokarski, o Vice-Presidente do Conselho Diretor da Ecodata, Sebastião Souza, o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Alto Paraíso, Júlio Itacaramby, o presidente da Associação dos Produtores e do Meio Ambiente do Sertão, Delmar Ferreira, a representante da Sudeco, Luciana Bolfarine Caixeta, além de representantes da Prefeitura de Alto Paraíso.

Donizete Tokarski e Sebastião Souza, da Ecodata, entregam o certificado do curso para a Sra. Joana Silva.


Para o agricultor e estudante de Gestão Ambiental, Igor Donizete, que é morador e produtor de produtos do Cerrado (barras de cereal com baru, castanhas, farinhas), o curso pôde mostrar a oportunidade de trabalhar com a infraestrutura que ele sempre desejou. "Hoje, estou fazendo diversos produtos ainda de maneira rústica e quero ensinar meus companheiros e aprender mais para gerar mais oportunidades à nossa comunidade, em especial aos jovens.” 

Nenhum comentário:

Participe

Este espaço é um fórum de discussão para a construção participativa de uma Metodologia para Capacitação de Agroextrativistas do Cerrado. É um Projeto desenvolvido pela Ecodata, em convênio com o PNQ/FAT/Ministério do Trabalho e Emprego desde dezembro de 2006. Atualmente, o projeto mantém convênio com o Ministério da Integração/SUDECO.

Participe! Leia e comente as notícias.