segunda-feira, 17 de agosto de 2015

I Festa das Sementes Crioulas e Economia Solidária

No dia 04/09/2015 acontecerá a I Festa das Sementes Crioulas de Flores de Goiás. A organização do evento está sendo realizada pela Comissão Pastoral da Terra (Regional Goiás), Diocese de Formosa, Paróquia Nossa Senhora do Rosário Flores de Goiás, Associação Novo Progresso, Escola Municipal Sindoval Carneiro de Araújo, e Centro de Estudos e Assessoria, com apoio da Prefeitura Municipal de Flores de Goiás, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Agricultura, Emater de Flores de Goiás, Entraide Et Fraternite (Organização católica da Bélgica), Canadian Catholic Organization for Development and Peace (Organização católica canadense).
Sementes crioulas são sementes naturais, passadas de geração para geração pelos agricultores, sem nenhuma intervenção científica, modificações ou melhoramentos. A Ecodata apoia o cultivo dessas sementes. No Projeto “Rota da Sociobiodiversidade do Cerrado” - uma parceria entre a Ecodata e a Sudeco/Ministério da Integração - os alunos do Assentamento Presidente Lula, em Cristalina - GO, criaram um projeto de construção de um viveiro para produção de mudas de frutíferas do cerrado e plantas medicinais, e coleta de sementes de variedades tradicionais para dar início à produção de sementes crioulas, para isso fizeram levantamento das árvores matrizes para a colheita de sementes e o cronograma de safra das demais sementes.
O objetivo principal da Festa das Sementes Crioulas e Economia Solidária é proporcionar um encontro com representantes das comunidades para a troca de conhecimento, produtos e sementes. Para Donizete Tokarski, Presidente do Conselho da Ecodata, é importante resgatar as espécies cultivadas, principalmente nas propriedades de agricultura familiar. “O cultivo é importante para diminuir a dependência de insumos, essas sementes são mais resistentes a pragas e doenças, reduzindo o uso de agroquímicos, podendo dar uma garantia maior à qualidade de vida e segurança alimentar. A Ecodata apoia o cultivo das sementes crioulas, que tem tudo a ver com a questão do agroextrativismo. O agroextrativismo não é só a extração, mas sim a organização do processo de produção, utilizando as plantas nativas do cerrado e cultivando plantas adaptadas à nossa região e as sementes crioulas têm um papel fundamental nisso”, concluiu Tokarski.
O evento acontecerá na área comunitária do Assentamento Canaã a partir das 8h com oficinas de: economia solidária, agroecologia x agrotóxicos, combate ao trabalho escravo, seguido de almoço com apresentações culturais, vídeo mostrando a história do assentamento Canaã, missa sertaneja e bênção das sementes. O encerramento está previsto para as 17h. O presidente da Associação Novo Progresso, Elmar de Oliveira Silva, faz questão de dizer que o evento é gratuito: “Todos estão convidados e serão bem-vindos para esta festa de confraternização cultural que acaba tendo uma repercussão econômica”.

Para maiores informações entrar em contato com Elmar, presidente da Associação Novo Progresso, no telefone (62) 9819-9606.

Nenhum comentário:

Participe

Este espaço é um fórum de discussão para a construção participativa de uma Metodologia para Capacitação de Agroextrativistas do Cerrado. É um Projeto desenvolvido pela Ecodata, em convênio com o PNQ/FAT/Ministério do Trabalho e Emprego desde dezembro de 2006. Atualmente, o projeto mantém convênio com o Ministério da Integração/SUDECO.

Participe! Leia e comente as notícias.