terça-feira, 16 de outubro de 2007

FASE 2 - Laboratórios (3a. Etapa)

Após o seminário e as oficinas a equipe separou os temas prioritários para a capacitação por afinidade e distribuiu em 5 LABORATÓRIOS, com duração de 1 dia, em 5 municípios da região em estudo: 4 do Estado de Goiás e 1 do Estado do Mato-Grosso.

Os temas foram separados de acordo com a vocação de cada região. Por exemplo, em Cavalcante – GO, o principal tema trabalhado foi a Identidade do agroextrativista, o potencial do Cerrado e a Coleta, pois a município é o mais preservado o Estado de Goiás, com mais de 80% da cobertura vegetal nativa. Os participantes, em torno de 20, pertenciam às lideranças municipais, a comunidade Kalunga, representantes de guias locais, produtores e agroextrativistas.

Segue programação realizada:

CAVALCANTE - GO (03/08)
Local: Reserva Bacupari
Temas: Potencial do Cerrado; Identidade do agroextrativista; Coleta.

ALVORADA DO NORTE - GO (17/08)
Local: Câmara Municipal

Temas: Potencial do Cerrado; Beneficiamento, Produzir (coleta) e conservar; Assistência técnica especializada.

PLANALTINA - GO (24/08)
Local: Banco do Povo
Temas: Potencial do Cerrado; Associativismo e cooperativismo; Formação de rede; Como envolver o produtor rural com o agroextrativista.

GOIANÉSIA - GO (30/08)
Local: Câmara Municipal

Temas: Potencial do Cerrado; Marco legal (Legislação); Políticas Públicas

BARRA DO GARÇAS - MT (21/09)
Local: Faculdade Unidas do Vale do Araguaia - UNIVAR
Temas: Potencial do Cerrado; Acesso a financiamentos; Marcos, patentes e selos; Mercado de produtos do Cerrado.

Cada um desses temas foram debatidos nas cinco oficinas (aproximadamente 130 participantes no total) e de cada oficina saíram propostas para abordagem desses temas nos cursos, como técnicas, necessidades e dificuldades em todo o processo produtivo.

Devido à importância do tema USO DO CERRADO EM PÉ, este foi debatido nos cinco laboratórios, apresentando suas potencialidade, usos, cuidados com a preservação e técnicas de coleta, processamento dos frutos, importância ecológica e para a própria sobrevivência das populações vivem no bioma Cerrado.

Nenhum comentário:

Participe

Este espaço é um fórum de discussão para a construção participativa de uma Metodologia para Capacitação de Agroextrativistas do Cerrado. É um Projeto desenvolvido pela Ecodata, em convênio com o PNQ/FAT/Ministério do Trabalho e Emprego desde dezembro de 2006. Atualmente, o projeto mantém convênio com o Ministério da Integração/SUDECO.

Participe! Leia e comente as notícias.