segunda-feira, 22 de junho de 2015

Assentamento Santa Helena, em Padre Bernardo - GO, propõe a “Cozinha Industrial para Beneficiamento dos Frutos do Cerrado”

O projeto da cozinha industrial foi elaborado pelos agricultores do assentamento durante curso promovido pela Ecodata





Agricultores do Assentamento Santa Helena, no município de Padre Bernardo, apresentaram, ao final de mais um curso da “Rota da Sociobiodiverdidade do Cerrado”, o projeto “Cozinha Industrial para Beneficiamento de Frutos do Cerrado”, desenvolvido sob a orientação do instrutor da Ecodata, Fábio Marques.

O projeto consiste na implantação de uma cozinha industrial voltada para a produção e armazenagem de polpas de frutas, geleias e doces, feitos com matérias-primas típicas do cerrado. Atualmente os frutos do cerrado na região são mal aproveitados, as famílias possuem em suas terras frutos como pequi, mangaba, cagaita, baru, entre outros, que são pouquíssimo utilizados. 

Com a implantação do projeto esses frutos serão a principal fonte de matéria-prima da indústria e o agroextrativismo será desenvolvido em um sistema integrado com a pecuária, diversificando a renda das famílias, garantindo maior segurança econômica e trazendo benefícios ambientais.

Donizete Tokarski entrega certificado do curso.

A implantação do projeto irá beneficiar diretamente 45 famílias do assentamento e, indiretamente, famílias de 7 assentamentos próximos ao Santa Helena. Os principais benefícios sociais que ele irá trazer são a geração de emprego e o aumento da renda familiar, dessa forma não será mais necessário o deslocamento para a cidade em busca de trabalho.

Segundo o instrutor, Fábio Marques, “Com a conscientização das pessoas envolvidas e tornando os frutos do cerrado fonte de renda, naturalmente haverá um estímulo para o cultivo dessas plantas e sua preservação, contribuindo para a sustentabilidade ambiental da região e do cerrado nativo, inclusive para o reflorestamento das reservas para realização do extrativismo.”

Produtos feitos com frutos do Cerrado.


A Presidente da Associação dos Produtores da Agricultura Familiar do Assentamento Santa Helena – ASPAF, Aurinda Barbosa, falou sobre a importância da consciência ambiental que o projeto trouxe para a comunidade. “Nós esperamos que esse projeto seja o início de um grande futuro para que todos possamos trabalhar e ter uma vida sustentável, zelando pelo meio ambiente, plantando mais frutos para que tenhamos matéria prima para trazer para a cozinha industrial.”


Estiveram presentes no encerramento do curso o Presidente da Ecodata, Donizete Tokarski, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Siloeste Pereira Silva, e a Presidente da ASPAF (Associação dos Produtores da Agricultura Familiar do Assentamento Santa Helena), Aurinda Monteiro Barbosa.

Nenhum comentário:

Participe

Este espaço é um fórum de discussão para a construção participativa de uma Metodologia para Capacitação de Agroextrativistas do Cerrado. É um Projeto desenvolvido pela Ecodata, em convênio com o PNQ/FAT/Ministério do Trabalho e Emprego desde dezembro de 2006. Atualmente, o projeto mantém convênio com o Ministério da Integração/SUDECO.

Participe! Leia e comente as notícias.