segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Seminário discutirá limites para a exploração do Cerrado

Evento discutirá o uso sustentável e as normas de conservação do Cerrado com o objetivo de formular políticas públicas para delimitar as áreas para a exploração desse bioma e sua preservação


(Brasília, 14 de setembro de 2015) O Seminário Bioma Cerrado – Normas de Conservação e Uso Sustentável, será realizado nos dias 17 e 18 de setembro, de 9 às 17h, no auditório Nereu Ramos, anexo II, na Câmara dos Deputados.

O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, ocupa uma área de mais de 2 milhões de km2, cerca de um quarto do território nacional, e é reconhecido como a savana mais rica do mundo, e berço das águas das principais bacias hidrográficas brasileiras. Contudo, este bioma corre risco de extinção. Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o bioma brasileiro que mais sofreu alterações e ainda sofre forte descaracterização pela expansão desordenada da fronteira agrícola.

A sua extensão incide sobre 11 estados brasileiros e o Distrito Federal. Na região Centro-Oeste abrange os estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; na região Sudeste, Minas Gerais e São Paulo; região Nordeste, Bahia, Maranhão e Piauí; região Norte, Rondônia e Tocantins; e na região Sul, o Paraná.

Para Donizete Tokarski, presidente do Conselho da Ecodata, “o evento chama atenção para a devastação do Cerrado e a perda de espécies que ainda não foram estudadas, tanto vegetais como animais, diante do alto endemismo do bioma que representa 40% das plantas já identificadas”.

O Cerrado nativo também representa a sobrevivência de extrativistas, indígenas, quilombolas e produtores familiares agroextrativistas, que têm uso dos seus recursos a fonte da sua subsistência e geração de renda.

Além do público em geral, estarão presentes no evento representantes dos 15 municípios goianos e das associações de produtores rurais que fizeram parte do módulo V da Rota da Sociobiodiversidade do Cerrado, projetos desenvolvidos pela Ecodata em parceria com a Sudeco/Ministério da Integração com o objetivo de fortalecer a cadeia de produtos do cerrado, promover acesso às linhas de crédito e ao fomento, e a articulação dos agroextrativistas para inserção dos produtos no mercado.

Também participarão do evento, produtores rurais de outros municípios, parlamentares, representantes dos governos federal, estadual e municipal, representantes de institutos de ensino e pesquisa, empresários, chefs de cozinha, ONGs e estudantes.

O evento será realizado pela Ecodata, Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Frente Parlamentar Ambientalista, com apoio do BRB, Sudeco/MIN, WWF e Mais Cerrado.


Informações para imprensa: Nádia Laís Macedo

Telefone: 2104-4444

Nenhum comentário:

Participe

Este espaço é um fórum de discussão para a construção participativa de uma Metodologia para Capacitação de Agroextrativistas do Cerrado. É um Projeto desenvolvido pela Ecodata, em convênio com o PNQ/FAT/Ministério do Trabalho e Emprego desde dezembro de 2006. Atualmente, o projeto mantém convênio com o Ministério da Integração/SUDECO.

Participe! Leia e comente as notícias.